Quais as melhores cidades? O bairro ideal? Qual o tamanho da casa? Como escolher sua nova residência em Portugal? Existem muitas dúvidas e perguntas sobre como escolher onde morar após imigrar para Portugal e é importante esclarecer cada uma delas para não tem uma surpresa.
“Olha, esse apartamento é ótimo, é todo no BETÃO, classe energética A, com estóres elétricos e aspiração central”. E aí, entendeu algo? Pois é, como escolher um imóvel sem compreender o que está sendo oferecido? Escolher uma nova morada em Portugal exige aceitar que é preciso reaprender a avaliar os imóveis, afinal muita gente vai fechar seus arrendamentos (alugueis) e compras ainda estando no Brasil, sem nunca ter de fato visitado o imóvel pessoalmente.
Depois de mais de 300 visitas em imóveis para compra e venda eu me sinto muito segura em dividir com vocês alguns dos pontos que julgo mais importante observar.
Distrito e cidade
Custo de vida
O custo de vida pode variar bastante entre uma cidade e outra. Preços de arrendamento podem ter uma queda de até 50% quando você escolhe viver em algumas cidades mais para o interior. É sempre importante observar que como Portugal é um país pequeno morar em uma cidade mais afastada mas com boa cobertura de comboios (trens) e de autocarros (ônibus) pode garantir uma redução de custo agressiva sem impactar tanto sua qualidade de vida. Além disso deve ter redução de custo na alimentação e serviços. Minha opinião é: se o arrendamento pesa em sua decisão para escolher a residência em Portugal evite Lisboa e Porto, mas é uma decisão pessoal.
Mercado de trabalho
Em Portugal os distritos tem caracteriscas economicas próprias, uns são mais voltados ao turismo, outros a indústria e outros a produção agricola. Encontramos um turismo mais forte na região do Algarve, Lisboa e Porto, mas Portugal, como um todo atrai muitos turistas para diversas de suas cidades, com destaque para Faro, Sintra, Cascais, Aveiro, Fátima, Coimbra, Braga e outras. A região onde moro, Minho, é conhecida por abrigar um grande número de fábricas, tendo uma constante oferta de emprego nessa área. Nas maiores cidades, como Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Cascais e outras encontramos o maior volume de serviços, além de maior número de empresas de tecnologia e startups (que o governo está tentando espalhar de forma mais homogênea por outras regiões). Minha dica é sempre buscar nos sites de oferta de emprego as cidades onde aparecem mais as que lhe interessam. Eu listei alguns nesse link.
Facilidade e benefícios
É preciso avaliar também detalhes como a proximidade de um aeroporto internacional, se pretende viajar muito, ou benefícios economicos ativos e planejados pelo governo, se pretende empreender. Certos programas de fomento, por exemplo, excluem cidades onde acreditam já haver grande concentração de operações comerciais. É bom ficar de olho, se pensa em empreender, em programas como o Portugal 2030 e o Horizonte 2030. Analisar se a malha de combios e autocarros atende seus interesses, se tem metro e se é fácil conseguir vaga na escola pública. Se pensam em estudar, curso superior, mestrado ou doutorado, se a cidade tem uma universidade que tenha o curso de interesse. E, claro, ficar de olho no clima, é duro para quem vem do nordeste do Brasil enfrentar seu primeiro inverno quase a zero grau.
Imóvel
Tamanho
Para escolher sua nova residência em Portugal é preciso entender que os portugueses usam a terminação T+X para deteminar o número de quartos de um imóvel, sendo T0 um kitnet, T1 com um quarto, T2 com dois quartos e assim por diante. Você irá encontrar um apartamento, uma moradia (casa) ou uma quinta (sítio), na maior parte da vezes com os detalhes ncessário para entender se atende a sua necessidade. Lembrando que nem todo edifício tem elevador, que boa parte deles não tem porteiro ou zelador e que rés de chão é um apartamento a nível do solo, que muitas vezes tem uma área extra atrás, como um pequeno quintal. É comum imigrantes evitarem esses apartamentos, os edifícios em Portugal não tem reucuo e qualquer pessoa na rua pode por a cara em sua janela. Além disso, claro, vale a máxima da metragem quadrada. Um ponto interessante é que os imóveis portugueses não costumam ter área de serviço (a máquina de lavar fica na cozinha), tanque de roupa ou quarto de empregada.
Custo
O custo varia de distrito para distrito, cidade para cidade, localização, condição do imóvel e móbilia/facilidades oferecidas. Então é possível encontrar apartamentos de mesmo tamanho pelo dobro do preço de outro. Tentar fugir das regiões mais caras (imóveis mais novos, próximas de áreas de interesse, em grandes cidades etc) é sempre uma boa opção para quem está preocupado com esse custo. Como já disse a noção de distância e custo de deslocamento do Português é muito diferente da nossa. No Brasil é comum se deslocar 1h para chegar no trabalho, aqui eles acham isso um absurdo.
Espaço
Preço médio
Uma coisa muito comum é me perguntarem o “preço médio” de um imóvel com determinadas características. Até esse preço varia muito. Agora mesmo a procura está tão alta que imóveis anunciados são alugados, por oferta de quem vai alugar, por até 20% mais caro que o anúncio. Tem muita gente chegando não apenas do Brasil mas de outros lugares do mundo, o que dá ao proprietário uma bela vantagem na hora de escolher a quem vai alugar – e eles exploram bem isso. No geral a variação de preço é na casa de 20% mesmo, entre o mais caro e mais barato, exceto em prédios e moradias muito novas com equipamento de ponta e nunca ocupadas. Aí estejam prontos para desembolsar um dinheiro a mais por sua residência em Portugal.
Caução e rendas adiantadas
“Ain, Luciana, é injusto isso de caução e rendas adiantadas, fulano, meu amigo, não precisou de nada disso e nem de fiador”. Fulano é mentiroso ou alugou um quarto por mês, pagando na frente. Não adianta espernear, é como funciona. Ou tem fiador português ou vai ter que pagar renda e caução adiantadas (geralmente 2 +4), o que representam seis meses de aluguel – a caução é devolvida no fim do contrato e as rendas adiantadas descontadas dos dois últimos meses. Se você vem como turista ou não consegue comprovar meios de subsistência é possível que o proprietário exija um ano de aluguel adiantado. E não, não tem jeitinho brasileiro para fugir disso. Se forçar demais na negociação vai perder o imóvel.
Localização
Onde fica exatamente o imóvel? Quando eu faço uma visita para um cliente eu não registro apenas o imóvel, eu registro os arredores e faço uma lista de pontos de interesse vinculado àquela localização. Isso é BEM importante. Tem escola perto para seus filhos? Paragem de autocarro? Fica perto do comboio? Dá para estacionar na rua? Rua movimentada demais? Serviços de interesse próximos? Perto de parques e áreas verdes? Aquela rua que na foto parece super tranquila pode ficar um inferno em determinada hora por ter uma escola ao lado.
Escola
Quando comecei o meu processo de mudança estudei com carinho todas as escolas que podem atender a minha cabrita. A distância, avaliação e instalações e isso foi fundamental para minha decisão. No ensino público português você não escolhe onde seu filho vai estudar, o grupo escolar tende a colocá-los na escola mais próxima, desde que haja vaga, caso contrário podem ficar naquela escola no limite do bairro.
Serviços
A verdade é que as cidades em Portugal são muito bem distribuidas, confesso que sempre que conheço uma nova fico com o “ah, mas eu moraria aqui fácil” na cabeça. Os serviços e lojas não são concentrados em shopping, são espalhados pelas ruas, e você acha fácil grandes supermercados e lojas de grife até em cidades menores. E, se não tiver, basta se deslocar para a mais próxima que tenha, se for algo ocasional não vai gerar problema. Fora da periferia você sempre irá encontrar pastelarias (padarias e cafés), salões de beleza, mercadinhos, quitandas e talhos (açougues) perto de sua casa, onde quer que more.
Mobilidade
O português tem o hábito de caminhar. Sempre. Muito. Não importa a idade. O clima e a segurança ajudam, você pode andar tranquilo para cima e para baixo, só tem que sair sempre com mais antecedência, o que não é uma característica muito brasileira. Por isso é importante avaliar a proximidade de paragens de autocarro – como eu já disse -, metro, comboio e afins. Aqui usa-se muita bicicleta e trotinetes (patinetes) elétricos para se locomover – são bem divertidos e baratos, quando comprados. Meu marido vira e mexe vai de bicicleta para os cantos, que empurra nas subidas, deixando o carro estacionado, que usamos mais nos fins de semana. Já eu optei por um smart usadinho, um carro de dois lugares, economicos e que posso estacionar facilmente. Deslocamento é um ponto importante na hora de decidir sobre sua nova residência em Portugal.
Benefícios
Acabamento
É muito comum encontrar imóveis para arrendamento precisando de uma bela reforma. É importante observar o estado do imóvel, se tem lareira ou recuperador de calor, se tem estores (para aplacar o frio) e vidros duplos (frio e ruído). Se tem aquecimento a gás, bomba de calor ou termoacumulador. Tudo isso irá impactar nas contas, principalmente no inverno. Os reformados costumam ter pisos flutuantes (agradáveis, porém barulhentos), box no lugar de banheiras e cozinhas abertas ou no estilo americano. Ainda encontra-se muito piso de taco, que dá bastante trabalho para limpar e manter.
Energia
“Olha, quando alugar presta atenção na classificação energética, tenta a classe A para pagar menos energia”, verdade, e para pagar mais de aluguel. Os imóveis com classe energética A, aqueles que são mais sustentáveis, são os recém construídos na maior parte das vezes e, por isso mesmo, com preços de arrendamento bem mais alto. Eu também me apeguei a isso e hoje percebo que não era algo que faria muita diferença em um primeiro momento. Mas, cuidado, uma conta de energia + gás de €50 mês pode chegar a €200 durante o inverno se não houver cuidado. Aquecimento ligado direto, água de banho quente demais e até mesmo ar condicionado ligado o tempo todo (muitos imóveis aqui tem ar condicionado apenas na sala, já que a noite, mesmo no verão, o tempo costuma ser mais fresco). Minha recomendação é procurar casas com vidros duplos e termoacumuladores, evitar o ar condicionado e usar aquecedores elétricos com economia. Ah, muito forno elétrico por aqui também.
Mobilia
Anunciam como mobiliado mas a mobília é péssima, ainda encontramos TVs de tubo em alguns deles. Sério. É muito raro encontrar um mobiliado com boa mobilia, estes estão sempre faturando com AirBNB. A mobilia raramente irá lhe agradar, pense nisso como um momento de passagem, logo irá se estabelecer, mudar novamente e decorar seu próprio espaço. Inclusive é praticamente impossível alugar um mobiliado tendo um pet, é bom ficar de sobreaviso. O mais comum é alugar um imóvel semi mobiliado, ou seja, com a cozinha mobiliada. Fogão, geladeira, forno e máquina de lavar roupa e louça. Os proprietários costumam reformas as cozinhas para melhorar as chances de locação e reduzir custos com manutenção, então é comum encontrar as cozinhas com tudo novinho.
Pegadinhas
É preciso algum cuidado durante o processo. O português, em sua maioria, é muito sério, mas o risco existe.
- O contrato só está fechado de fato quando você tiver ele assinado e em mãos. Já aconteceu de proprietários voltarem atrás depois de tudo acertado.
- Tire TODAS as dúvidas sobre o imóvel. Se você não perguntar, não irão se preocupar em lhe dizer, independente de quão importante seja.
- Garanta que todos os equipamentos sejam testados, é comum chegarem no novo imóvel e descobrirem, por exemplo, em pleno inverno que o aquecimento não funciona.
- Se possivel informem-se sobre os vizinhos. Você pode pegar um muito barulhento – e até preconceituoso com brasileiros (são poucos, mas existem) – ou um que chame a polícia porque você estava ouvindo música em casa em um volume normal.
- Exija que o contrato seja registrado nas Finanças. O proprietário tem até 60 dias para isso mas quanto antes fizer, melhor, você irá precisar dele para conseguir o comprovante de morada na sua junta de freguesia.
- Sob nenhuma hipotese esconda que pretende trazer ou ter um pet. Isso pode dar problema apesar da lei garantir a você o direito de, tendo alugado um imóvel, poder ter um pet.
- É muito incomum telas em janelas, quase nenhum edifício permite a instalação. Existem opções para isso, mas o custo de instalação não é baixo.
- É bem comum os proprietários se negarem a tirar do imóvel mobília que você não quer. Na maior parte das vezes você terá que guardá-las na garagem.
- Lembrem, aqui não existe chuveiro elétrico (são aquecidos por aquecimento a gás, bombas de calor ou termoacumuladores) ou ducha higiênica.
Se você vai cruzar o Atlântico de mala e cuía para viver em outro país é melhor evitar surpresas, não é verdade? Existem duas formas de fazer isso, uma delas é pesquisando muito – e torcendo para dar certo – e a outra é contratar um excelente profissional para ajudar. Tipo eu 🙂
Espaço