Portugal terá visto para quem procura trabalho no país.

Uma excelente notícia para quem pretende se mudar para Portugal, uma vez aprovado pelo parlamento o novo visto permitirá ao brasileiro passar até 180 dias no país a procura de emprego.

Não é segredo que Portugal passa por uma grave crise de mão de obra. Alguns segmentos, como turismo, apontam mais de 3000 vagas abertas sem que consigam ocupá-las. Outras áreas, como TI ou construção civil, também apresentam altos indíces de vagas abertas. Oportunidade, não é? Não era. Vir para Portugal como turista e tentar um emprego é um grande desafio. Empresas estrturadas não oferecem emprego a ilegais e para realizar a manifestação de interesse e se legalizar é necessário ter um emprego ou ao menos uma promessa formal de emprego.

Mas, aí vem a boa notícia. O concelho de Ministros aprovou a criação de um modelo de visto que permitirá a um estrangeiro procurar emprego em Portugal durante 120 dias e, caso não encontre, extender o prazo por outros 60. A medida ainda precisa ser aprovada pelo parlamento mas diante da necessidade de do alinhamento político ela é tida como certa. Junto ao novo modelo de visto de trabalho seguiu também o visto para nômades digitais, os profissionais que trabalham remotamente e costumam não fixar residência, aproveitando o modelo de trabalho para morar por pouco tempo em diversos lugares pelo mundo. Agora poderão fazer isso de Portugal.

Ainda não existem muitos detalhes sobre como o processo de solicitação do visto acontecerá ou quando será possível solicitá-lo mas vou ficar de olho e assim que houverem mais notícias eu trago para cá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *