Emprego em Portugal
Como funciona a busca de emprego por brasileiros em um país que tem a taxa de desemprego abaixo de 6%? Essa talvez seja uma das principais dúvidas de todo imigrante.
Você sabe a diferença entre trabalho e emprego?
Se não, vai precisar saber. O brasileiro tem esse defeito, de procurar emprego, ou seja, salário, e não trabalho. Sim, ter um emprego deveria gerar trabalho, mas, convenhamos, nem todo mundo pensa assim. É muito comum entrar em um talho (açougue), farmárcia ou café e dar e cara com um ou duas pessoas no máximo. A mesma pessoa que atende no caixa, recebe o dinheiro, cuida da limpeza e serve os clientes. Não tem isso de ter um lugar pequeno com um bocado de gente batendo cabeça, ou seja, que está no emprego vai ter que trabalhar MESMO, afinal se não fizer o que precisa ser feito não terá quem o faça. Dito isso, vamos em frente. vamos conhecer as ofertas de emprego em Portugal.
Um ponto importante para entender o mercado de trabalho local é que se você não trabalha com tecnologia, não vem com emprego acertado do brasil ou tem um grande destaque em sua profissão… vai ter que começar de baixo. Na maioria das vezes verá seu curriculo ser “ignorado”, isso se conseguir arrumar, de saída, emprego em sua área de atividade no Brasil. Publiciário com portifólio bacana e com várias contas grandes na carteira? Vai ser tratado como júnior, no máximo um pleno – e olhe lá. Some isso ao fato de que nem todo mundo pode chegar e exercer a profissão sem passar por um processo de validação de diploma, que é demorado e muitas vezes caro, exigindo que, para se manter, trabalhe com o que aparecer.
E aparece.
Na semana passada, começo de junho, meu marido teve uma reunião com o diretor de RH de uma rede de hotéis. Ele reclamou das 230 vagas em aberto que não conseguem ocupar. E não é excessão. Em toda esquina tem placa de precisa-se, as fábricas contratam aos montes e as vagas são divulgadas aos quatro ventos. Ah, Luciana, então é um cenário lindo, não é verdade? Não é bem assim.
Primeiro é bem difícil conseguir emprego sem estar legalizado, ou com visto ou, no mínimo, com a manifestação de interesse. Para o ilegal sobra o sub-emprego e muitas vezes a exploração descarada.
Segundo é a questão do salário. Portugal tem o sétimo menor salário da União Européia, o que explica a falta de mão de obra qualificada. Com um sistema de ensino de ótima qualidade os jovens portugueses, que falam inglês com fluência, conseguem emprego fácil em países vizinhos com salários maiores. Em Portugal o salário mínimo é de 705 Euros, contra 1000 Euros na Espanha e 1584 na Espanha. Mas o ponto nem é o valor do salário em si, é justamente a capacidade de receber mais de um salário. Em Portugal 30% da população recebe salário mínimo. A elasticidade da faixa salarial é baixa, ou seja, o gerente de um restaurante ganha pouco mais que o garçom, por exemplo. Um profissional que ganha 3 salários minimos já tem salário muito acima da média.
Muitas oportunidades, mas talvez não as que você gostaria.
Não é fácil fazer um post sobre esse tema, é preciso cuidado para não iserir dados que fiquem velhos rapidamente. Por exemplo, agora, em junho de 2022, o mercado de tecnologia está super aquecido com muitas vagas em aberto e brasileiros já chegando com contratos fechados, muitas vezes acima de 3 mil Euros mês, uma salário bem acima da média. Mas a verdade é que as áreas que mais empregam são serviços, indústria e construção cívil e, na maior parte dos casos, as vagas são braçais mesmo e com salários “baixos”. As aspas são necessárias, afinal um salário mínimo português valem, no momento que escrevo esse post, quase 4 salários mínimos brasileiros. Temos também muitos brasileiros empreendendo, sejam com pequenos negócios – muitas vezes voltado à comunidade brasileira – ou como motoristas de Uber (que aqui exige ter empresa aberta, curso, seguro, contador e outros custos, mas que ainda assim dão uma boa qualidade de vida para quem se dedica à direção).
Mas dá para sobreviver com esse salário? Não sozinho. Não mesmo. Mas um casal ganhando dois salários mínimos vive de forma muito honesta se não estiver em Lisboa ou Porto. Em breve vou publicar um post sobre custo de vida e dou mais detalhes.
Portugal, um país ainda muito analógico.
Além de ser um país com população muito envelhecida – e esse é um dos motivos do estímulo a migração para cá – Portugal também é bastante analógico. Muita gente ainda anuncia vagas de emprego apenas com placas penduradas na porta ou, quando se tratam de indústrias, divulgando na mídia. Porém isso não quer dizer que não hajam sites com vagas, eles existem. Vou listar alguns e aconselho visitá-los para verificar as vagas e salários das áreas para onde tem intenção de mudar. Ah, uma dica boa, ajuste seu Linkedin para apresentar vagas de Portugal e ajuste o perfil para receber propostas. Vale a busca na rede sócial também.
Copiei a lista do site do Dr. Finanças. Segue:
Carga de trabalhos
Aqui encontrará maioritariamente ofertas de emprego nas áreas da Comunicação, Marketing e Design.
Bons Empregos
Site com bom volume de ofertas espalhadas por todo o país.
BEP
Bolsa de Emprego Pública. Aqui, encontrará todas as ofertas de emprego para a função pública.
IEFP
É o site oficial do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Sapo Emprego
O Sapo Empregos é um site bastante abrangente, pelo que encontrará ofertas de emprego em praticamente todas as áreas. Para além disso, ainda disponibiliza alguns artigos informativos e com dicas especialmente pensadas em candidatos a emprego. Veja, por exemplo, o artigo “Aos olhos do seleccionador”.
Net-Empregos
Um dos mais antigos sites de emprego em Portugal. Apesar de já ter sido criado em 1997, o Net Empregos mantém-se até hoje como um dos maiores sites de emprego em Portugal. Por dia continuam a ser publicados cerca de 500 novos anúncios de emprego nas mais variadas áreas.
Expresso Emprego
No site Expresso Emprego vais deparar-te com ofertas de emprego não só para Portugal como também para o estrangeiro. A oferta do site é vasta e diversificada.
Landing Jobs
Este é um site vocacionado para o setor das tecnologias de informação. É um site muito interessante tanto para os candidatos como para as próprias empresas recrutadoras. O sistema de recrutamento do Landing Jobs é suportado por um mecanismo de recompensa. Os utilizadores que fizerem as sugestões mais certeiras para cada vaga em aberto no site ganham uma recompensa no caso das pessoas que indicaram serem contratadas.
IT Jobs
Como o próprio nome indica, é um site de recrutamento especializado nas Tecnologias de Informação e Comunicação, tal como o Landing Jobs.
Jooble
A Jooble é um dos maiores websites para procurar empregos em todo o mundo. É abrangente em termos de profissões e países a procurar, pelo que é uma boa ajuda para quem procura oportunidades a nível internacional.
Jobatus
A Jobatus agrega informação sobre várias vagas de emprego espalhadas pelo país.
Empregos Hoje
O Empregos Hoje tem informação variada sobre ofertas de emprego em Portugal e noutras geografias, essencialmente nos países de língua oficial portuguesa e em países estrangeiros onde existe comunidades de emigrantes portugueses.
Eita, Luciana, que cenário ruim, hein?
Quer saber? Não é. A verdade é que no Brasil você precisa trabalhar como um louco para ter um salário alto e com isso ter uma vida mais ou menos. Aqui é possível ter qualidade de vida com um salário mais baixo, levando a vida em um ritmo mais humano. Você não precisa ser um diretor de empresa para tomar seu vinho, ter seu carro e nas férias passear pela Europa – até porque uma passagem de avião de ida e volta de Porto para Paris pode ser comprada por 30 Euros. Talvez seu ego fique machucado por voltar algumas casas na sua profissão ou ter que assumir algum trabalho do qual teria vergonha no Brasil – lembrando que jamais deveriam ter vergonha de trabalhar, vergonha devemos ter de roubar -, mas terá saúde pública de qualidade, segurança sem igual (Portugal é o quarto pais mais seguro do mundo), escola pública de qualidade e um poder de compra muito maior que teria no Brasil. Vou até dar um exemplo:
Salário no Brasil: 1200 – Pizza família no Brasil: 85.
Salário em Portugal: 705 – Pizza Família em Portugal: 20.
E, veja bem, eu estou sendo BEM realista. Ninguém nunca irá poder me acusar de vender sonho. Trabalho? Tem. Emprego? Também. Oportunidade de crescimento? Tem também, se tiver paciência. Agora, se tem algo que tem sobrando é QUALIDADE DE VIDA.